Instituto Pensar - Cuiabá amanhece coberta por fumaça das queimadas que consomem o Pantanal

Cuiabá amanhece coberta por fumaça das queimadas que consomem o Pantanal

por: Nathalia Bignon


(Foto: Reprodução GNews)

A capital de Mato Grosso, Cuiabá, amanheceu encoberta pela fumaça na manhã desta terça-feira (15). O nevoeiro é resultado das queimadas que vêm dizimando o Pantanal brasileiro desde julho deste ano e que já consumiram cerca de 15% do bioma que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ontem, um incêndio que chegou a uma área de vegetação a 374 quilômetros de Cuiabá já havia feito a cidade de Sorriso amanhecer totalmente coberta por uma cortina de fumaça.

De acordo com a Defesa Civil, a fumaça vem da região de Vera, que está tomada pelo fogo, e a previsão é que a situação continue assim nos próximos dias. "Além de continuar por muitos dias, tendo em vista que tem muito ?combustível? da vegetação à disposição, o vento está vindo para o Sul. Enquanto não mudar o vento, possivelmente vamos estar respirando essa fumaça?, disse Fábio Santos, chefe da Defesa Civil, a um noticiário local.

Segundo ele, as cidades de Vera e Feliz Natal também foram atingidas pela cortina de fumaça.

Pessoas com problemas respiratórios crônicos como bronquite, asma, sinusite e rinite são as mais prejudicadas durante o período da seca. Nesta época, previsão do tempo aponta que umidade relativa do ar em Cuiabá pode chegar aos 12%, nível bem abaixo do considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que oscila entre 50% e 80%.

Os médicos vem redobrando as orientações para que a população siga utilizando as máscaras de proteção individual, já obrigatórias por causa da pandemia da Covid-19.

Leia também: Em meio à devastação do Pantanal, multas do Ibama despencaram

"Essa situação favorece a circulação de vírus e bactérias. Com a baixa umidade o aparelho respiratório é o que mais sofre. Crianças, idosos, pessoas com problemas crônicos são as maiores vítimas. Estamos há muitos dias sem chuva, o que aumenta a incidência dos sintomas de doenças como sinusite, asma, rinite?, explicou a médica pediatra do Complexo Hospitalar Cuiabá (CHC), Aparecida Camacho.

A recomendação também é válida para quem não apresenta nenhuma enfermidade. A baixa umidade relativa do ar é prejudicial também para quem é considerado saudável. Sintomas recorrentes são a irritação na garganta, dificuldade de engolir, ressecamento das mucosas de vias aéreas, da pele e dos olhos, bem como ardência, alergias, desidratação e falta de ar.

Fumaça avança

Informações divulgadas pelo jornal Estadão na última sexta-feira (11) apontavam que as queimadas que avançam sobre a Amazônia e o Pantanal já estão se alastrando também sobre os países vizinhos do Brasil e alcançam municípios das regiões Sudeste e Sul do País, em rotas de mais de 3 mil quilômetros de extensão.

As imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram uma imensa mancha branca de fumaça encobrindo a região sul do Amazonas, seguindo por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, rumo aos estados de São Paulo e Paraná. No interior paulista, o fogo começou no pé da Serra da Mantiqueira no sábado e as chamas também tomam conta de grande área no Parque Estadual de Águas da Prata.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: